CIRURGIA DE FREIO LINGUAL



PARA ACESSAR O SITE PRINCIPAL: www.perioclinic.blogspot.com.br

CIRURGIA DE FREIO LINGUAL:

O freio lingual, assim como o freio labial, é considerado uma inserção fibro muscular e que, por razões desconhecidas pode estar inserida e atuando de forma errada.
Embora os pacientes portadores de freio lingual com inserção indevida possam estar totalmente adaptados a esta condição, uma inserção errada pode trazer sérios problemas de fonação e deglutição, sem contar que estas pessoas constantemente são alvo de brincadeiras, sendo chamadas de língua presa e outros adjetivos.
É aconselhável o acompanhamento fonoaudiológico após a cirurgia periodontal, pois devido a imobilização e restrição de movimentos causados pelo freio lingual, alguns músculos acham -se atrofiados. Alguns pacientes, mesmo após a liberação das inserções, não conseguirão realizar todos os movimentos possíveis, se não submetidos a exercícios específicos.
Nesta cirurgia, alguns cuidados anatômicos devem ser respeitados: as artérias linguais que percorrem ambos os lados do longo eixo da língua e situam - se próximos à base, e as carúnculas sub linguais por onde drenam as glândulas sub mandibulares.
As incisões são realizadas, portanto, paralelas ao longo eixo da língua e paralelas ao assoalho da boca, através do pinçamento do freio lingual, tal e qual a técnica preconizada na cirurgia do freio labial.
Devido as incisões serem realizadas em mucosas, os tecidos tendem a abrir e fenestrar tornando as incisões aumentadas. Portanto a sutura deve ser realizada imediatamente após a remoção do freio de suas bases.
É aconselhado fazer a trans fixação da língua com o próprio fio da sutura, para que possamos tracionar e movimentar a língua na posição desejada, facilitando o acesso ao freio que encontra - se em uma área bastante restrita e dificultosa.
As incisões poderão ser feitas com bisturi Bard-Parker e lâmina 15 ou 15C, ou através de tesoura cirúrgica.
A sutura não deverá comprimir os ductos glandulares.

Caso Clínico: realizado pela Assistente Dra. Clarissa Fernandes no Curso de Iniciação em Cirurgia Periodontal / 2011 - UNIMES


Situação Inicial

Inserção Exagerada

Pinçamento e remoção através de tesoura

Fio de manipulação da língua e sutura

Sutura concluída

Língua liberada. Observe a depressão no dorso e ponta da língua, devido a atrofia muscular correspondente à inserção

Movimentação após 21 dias

Cicatrização 21 dias

14 comentários:

Anônimo disse...

NOssa q interessante, tenho a lingua presa e meu dentista pretende fazer a frenectomia lingual...da um pouco de receio por ver esse sangramento, mas o resultado pelas fotos ficou muito bom.

Jejé disse...

Fiz essa frenectomia lingual à 3 dias atrás, espero que fique bacana assim como este resultado, pq a impressão que tenho é q colocaram uma segunda língua, rs. Parece q não cabe na boca.

José Sani Neto disse...

A cirurgia de freio lingual, desde que seguidos os cuidados técnicos e anatômicos, é uma cirurgia segura e com excelentes resultados. Muitas vezes se faz necessário o acompanhamento com fonoaudiólogo.

Anônimo disse...

Doeu muito?

Anônimo disse...

Doeu muito?

Unknown disse...

criança com 13 anos pode fazer esta cirurgia ?

Natanael disse...

Tenho esse problema mais pelas fotos pareçe que doi muito esse e meu medo em relação a essa cirugia.

Anônimo disse...

Olá , crianças de 13 anos podem fazer , pois eu fiz uma hoja,e eu so tenho 14 anos.

Cibele disse...

Minha dentista disse que eu precisaria fazer frenectomia lingual, porém, falo normalmente, queria saber se quando eu fizer a cirurgia o modo da minha fala vai mudar, e quanto tempo de fono eu vou ter que fazer?

Habia disse...

Minha filha tem 1 ano e 9 meses e tem freio da língua curto a otorrino que não há necessidade de fazer agora essa cirurgia mas ainda tenho duvidas, tem idade certa para faser esta cirurgia?

Anônimo disse...

qualquer pessoa pode fazer essa cirurgia

Unknown disse...

A cirurgia de freio lingual pode ser feita em crianças com 13 anos, desde que com a devida indicação.
Trata´se de uma cirurgia simples, que causa ligeiro desconforto, porém nada que não seja suportável.
O acompanhamento do fonoaudiólogo deverá sempre existir. Abçs. Espero ter respondido as respostas.

Unknown disse...

Meu filho tem 5 anos e fez a cirugia frenectomia lingual.....ocorreu tudo bem graças a Deus.....agora só esperar pela recuperação. ...

Anônimo disse...

Acabei de realizar minha cirurgia, como disse a menina, parece que estou com duas línguas na boca. Mas espero que fique tudo bem com o tempo.